top of page
padronagem backgronud fam 5.jpg
Vale Música

Nossa História

A Fundação Amazônica de Música (FAM) foi criada em 1996 com objetivos vinculados à difusão da cultura musical no estado, fomentando a formação de novos músicos e, além disso, promovendo a divulgação do trabalho desses novos músicos e da música em si, por meio de eventos culturais voltados para a comunidade, trabalhando a inclusão social e a profissionalização.

A FAM tem experiência comprovada na área e na apresentação de eventos musicais de alto nível, atendendo a todos os requisitos exigidos para a aprovação de projetos culturais. Contribuiu para a formação de plateia e disseminação da cultura musical, destacando-se os seguintes projetos: coordenação do Coral do Banco da Amazônia (BASA), no período de 1997 a 2002, desenvolvimento dos projetos Açaí, Vale Música e Marajó, além da realização de concertos gratuitos com renomados artistas internacionais.

padronagem backgronud fam 5.jpg

Glória Caputo 

Iniciou seus estudos de piano na classe da Profª Dóris Azevedo, concluindo sua pós-graduação no IECG, com o título de honra "Carlos Gomes". Aperfeiçoou-se com Pierre Klose (UFBA) e, nos EUA, com Peter Yasbeck, da UCSB e com Eduardo Delgado, (Los Angeles). Ocupou diversos cargos na área educacional-musical, entre os quais os de Diretora do Instituto Estadual Carlos Gomes (1983-1986); Superintendente da Fundação Carlos Gomes (1986-1996 e 2019-2023), Presidente do Conselho do CCBEU (1994-1998) e Presidente da Fundação Amazônica de Música (1996-2019), além de coordenar os Projetos Vale Música e de Interiorização Musical na Ilha do Marajó-PA. Durante o período em que atuou como Superintendente na Fundação Carlos Gomes, Instituição Estadual ´que ajudou a fundar, foi responsável pela criação dos seguintes projetos: criação da Banda Carlos Gomes (atual Amazônica Jazz Band); A Música vai à Praça; A Escola vai ao Teatro; recriação, com a vinda de músicos búlgaros, do curso de cordas do IECG; criação do núcleo de percussão do IECG; Criação do curso livre de violão; criação do curso de sopro do IECG, com a vinda de músicos tchecos; criação do grupo de Música Antiga; criação do Festival Internacional de Música de Câmera do Pará, atualmente em sua 34ª Edição; criação da Orquestra de Câmera do Pará, grupo musical que deu origem à atual Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, entre outras conquistas. A partir de 2024, retorna à Presidência da Fundação Amazônica de Música, Instituição que mesmo durante a sua segunda gestão na Fundação Carlos Gomes sempre acompanhou como orientadora.

FAM.jpeg

Quem Somos

A Fundação Amazônica de Música (FAM) nasceu em 1996 com um propósito claro: transformar vidas por meio da música. Desde então, temos atuado com dedicação na promoção da educação musical e no incentivo a jovens talentos da região amazônica. Acreditamos no poder da música como ferramenta de inclusão, expressão e desenvolvimento humano. Ao longo dos anos, construímos uma trajetória sólida, criando oportunidades e despertando a paixão pela arte em jovens de diferentes origens e realidades.

padronagem backgronud fam 5.jpg

Missão e Valores

Missão
Promover a cultura musical no Pará por meio da formação de novos músicos, realização de eventos e projetos voltados à inclusão social e profissionalização de jovens talentos.

 

Valores

  • Compromisso com a cultura

  • Excelência artística

  • Inclusão social

  • Educação musical

  • Responsabilidade social

A Fundação Amazônica de Música acredita na música como ferramenta de transformação e na valorização da identidade cultural amazônica.

padronagem backgronud fam 5.jpg

Nossa Equipe

A história da Fundação Amazônica de Música (FAM) remonta a 1996, quando foi fundada com a missão de promover a educação musical e apoiar o desenvolvimento de talentosos músicos na região. Ao longo dos anos, temos dedicado nossos esforços para criar oportunidades e inspirar a paixão pela música em jovens de todas as origens.

Presidente:

Maria da Glória Boulhosa Caputo 

Conselheiros:

Hilda Maria Valente Azulay

Maria Lucia Silva de Azevedo

Clivia Cordeiro

Frederico Aníbal da Costa Monteiro

Jena Lúcia Guimarães Vieira

Ana Lúcia Lopes Rocha

Ana Terezinha Moreira Bezerra

Administração:

Hagar Bernardes

Izabel Boulhosa

Lidiane Correa

Madson Melo

Marília Caputo

Romildo Leal

Rui Guilherme Luz

Professores:

Allan Peter Machado Gomes

Andrei Pinheiro de Matos

Anna Samokish

Arielson Soares de Souza

Benedito Tadeu de Castro Jr.

Claudionor Amaral de Souza

Debora Cristina Nogueira Azevedo 

Ediel Rocha de Sousa

Eliane Cristina Nogueira Ferreira Fonseca 

Fábio André Freitas Pereira

Francisco Ronaldo Sarmanho de Souza Filho 

Professores:

Gerson Levy Carvalho de Jesus

Giovanni Montini Sales

Ígor Luam  Amador de Freitas 

Jhonathan Torquato Mendes Pereira 

João Marcos Bahia Matos

Joás Saraiva da Costa

Kalyne Teles Valente Brandão

Marcos Raimundo Matos da Costa

Nelzimar Góes Neves 

Renan Cardoso Lima 

Sergio Vinicios Amaral Galisa Lopes 

Depoimentos 

Fazer parte da Fundação Amazônica de Música é uma alegria imensa; aqui, a arte e a dedicação transformam vidas e inspiram todos os dias. — Marília Caputo
bottom of page